Comércio em Foco

Comércio Internacional

O comércio internacional é a troca de capital, bens e serviços através das fronteiras internacionais ou territórios.

Na maioria dos países, esse comércio representa uma parcela significativa do produto interno bruto (PIB). Embora o comércio internacional tenha existido ao longo da história (por exemplo, Uttarapatha, Rota da Seda, Estrada Âmbar, disputa africana, comércio atlântico de escravos, estradas salgadas), sua importância econômica, social e política aumentou nos últimos séculos.

A realização do comércio internacional é um processo complexo quando comparado ao comércio interno. Quando o comércio ocorre entre duas ou mais nações, fatores como moeda, políticas governamentais, economia, sistema judicial, leis e mercados influenciam o comércio. As organizações econômicas e comerciais internacionais abordam o processo de comércio, uma vez que as relações políticas entre os dois países também influenciam o comércio entre elas e as barreiras comerciais afetam negativamente o relacionamento mútuo. Para suavizar e justificar o processo de comércio entre países de diferentes posições econômicas, algumas organizações econômicas internacionais foram formadas. Essas organizações trabalham pela facilitação e crescimento do comércio internacional.

Recursos do Conjunto de Transmissão Global

Um produto que é transferido ou vendido de uma parte em um país para uma parte em outro país é uma exportação do país de origem e uma importação para o país que recebe o produto. Importações e exportações são registradas na conta corrente de um país na balança de pagamentos.

O comércio global oferece aos consumidores e países a oportunidade de estarem expostos a novos mercados e produtos. Quase todo tipo de produto pode ser encontrado no mercado internacional: alimentos, roupas, peças de reposição, óleo, jóias, vinho, estoques, moedas e água. Os serviços também são comercializados: turismo, bancos, consultoria e transporte

Tecnologia avançada (incluindo transporte), globalização, industrialização, terceirização e corporações multinacionais têm grande impacto no sistema de comércio internacional.

O aumento do comércio internacional é crucial para a continuação da globalização. As nações estariam limitadas a bens e serviços produzidos dentro de suas próprias fronteiras sem comércio internacional.